Património arquitetónico

Monumento nacional:

  • Igreja de Santa Maria de AirãesIgreja de Santa Maria de Airães

A Igreja de Santa Maria de Airães está situada no Lugar do Mosteiro, freguesia de Santa Maria de Airães, concelho de Felgueiras. Nas Inquirições de 1221 a igreja surge como Ecclesia de Araes, no julgado de Felgueiras. Declarado Monumento Nacional pelo Decreto 129/77 de 29 de setembro. Esta Igreja integra a Rota do Românico.

Mais informações

  • A Igreja de São Vicente de Sousa

    A Igreja de São Vicente de Sousa

A Igreja de São Vicente de Sousa está situada no Lugar do Passal, na União das Freguesias de Torrados e Sousa, concelho de Felgueiras. Esta igreja integra a Rota do Românico.

Mais informações

 

  • Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro

    mosteiro

Mosteiro de Pombeiro ou Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro localiza-se na freguesia de Pombeiro de Ribavizela, concelho de Felgueiras, em Portugal. O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro integra a Rota do Românico.

Mais informações 

Monumento de Interesse Público:

  • Casa de Valmelhorado

A Casa de Valmelhorado, erguida em inícios do século XVIII num planalto sobranceiro ao Mosteiro de Pombeiro, apresenta-se como um tradicional solar nortenho de fachada barroca, marcada pela presença de capela adossada e terreiro fronteiro, cercado e com portal armoreado, ao qual se acede por alameda fortemente arborizada.

Mais informações 

 

  • Igreja de São Mamede de Vila Verde

    Igreja sao mamede de vila verde

A Igreja Velha de São Mamede de Vila Verde está localizada na Serrinha, freguesia de Vila Verde, concelho de Felgueiras. A referência à existência da igreja de São Mamede data de 1220, na altura integrando o padroado do Mosteiro de Pombeiro. No entanto, o actual edifício corresponde a uma reforma mais tardia, já em pleno período gótico, apesar de recorrer ainda à construção românica. Este monumento integra a Rota do Românico do Vale do Sousa.

Mais informações

 

  • Paço de Pombeiro

    fds

Paco de Pombeiro - Turismo de Habitação

Mais informações

Imóvel Interesse Público:

  • Calvário ou Via-Sacra e Capela do Encontro de Caramos

    calvario e capela do encontro de caramos

A denominada capela do Encontro é uma das sete que formam as estações da Via Sacra existente na freguesia de Caramos. Ganha especial importância pelas quatro cruzes alusivas à Crucificação (as primeiras três) e a Nossa Senhora das Dores.

Mais informações 

  • Cruzeiro de Pombeiro

    Cruzeiro Pombeiro

Elegante coluna destinada às procissões da Via Sacra e a comemorar a independência, como se lê na base, assente no largo que dá acesso à igreja e ao cemitério, sobre a plataforma de quatro degraus, base quadrangular simples, fuste fino de superfície prismática, sobre a qual pousa uma esfera e desta sai uma belíssima cruz flordelizada de ferro, que teve um Cristo também em ferro.

 

  • Cruzeiro do Bom Jesus de Barrosas

    Cruzeiro_do_Bom_Jesus_de_Barrosas

Implantado junto ao Santuário do Bom Jesus de Barrosas, o cruzeiro com a mesma invocação constituía não apenas um sinal de fé, mas era também parte integrante das cerimónias religiosas que se realizavam no santuário, nomeadamente das procissões que envolviam o cruzeiro no seu percurso. Por exemplo, a romaria do Espírito Santo, realizada entre 24 e 27 de Maio foi uma das mais concorridas da região.

 

  • Igreja do Salvador de Unhão

    Igreja do Salvador de Unhão

A Igreja do Salvador de Unhão está situada no Lugar da Igreja, na União das Freguesias de Unhão e Lordelo, concelho de Felgueiras. Esta Igreja integra a Rota do Românico.

Mais informações

 

  • Pátio nobre e jardins da Casa de Simães

    casa-e-portal-de-simaes-2-2

Casa de Simães, é um solar do final do século XVII, em Moure (Felgueiras), classificada como Imóvel de Interesse Público (IIP) em 21 de Dezembro de 1974.

Mais informações 

 

  • Villa Romana de Sendim

    villa-romana-de-sendim_w

A Villa romana de Sendim fica localizada no Lugar do Agrelo, freguesia de Sendim, no município de Felgueiras, distrito do Porto. Datada do século IV d. C., a villa de Sendim encontra-se implantada numa plataforma sobranceira a um pequeno vale, junto à bacia do rio Vizela.

Mais informações 

Outro não classificado:       

  • Capela de Padroso

    capela-de-padroso-2-1

Templo medieval de pequenas dimensões. Distinguem-se os arcos das portas, as silharias da capela-mor e duas imagens do tempo da Renascença.

 

  • Casa das Portas

    casa das portas

Sublime moradia de estilo Barroco. Nas traseiras encontram-se duas colunas do claustro quinhentista do Mosteiro de Pombeiro.

 

 

  • Casa de Leonardo Coimbra

    Casa de Leonardo Coimbra

Foi aqui que nasceu Leonardo Coimbra, a 30 de dezembro de 1883. Foi político, filósofo, escritor e pedagogo. De todos os cargos que exerceu destaque para o de ministro da Instrução Pública e para a fundação da Faculdade de Letras do Porto.

 

  • Igreja Conventual de Caramos

    igraja caramos

Igreja barroca de uma só nave, salientando-se nela o retábulo da capela-mor que tem belas peças de estatuária (S. Martinho e Santo Agostinho) e de talha, bem como os retábulos colaterais (um do Santo Cristo e outro de Nossa Senhora), o arco triunfal, os caixotins decorados do teto e a sua sumptuosa sacristia, em que se conservam ainda peças e pedras da igreja anterior.

 

  • Santuário de Santa Quitéria

    santa quiteria

O santuário fica situado no Monte de Santa Quitéria a 2 km de Felgueiras. A Igreja é pequena e remonta ao século passado; na frontaria sobressai a torre central, de três andares. No planalto ergue-se, ainda, um monumento à Imaculada Conceição; capelas de cúpula piramidal, com passos da vida de Santa Quitéria, distribuem-se pela encosta.

 

  • Solar de Sergude

    solar de sergude

A Casa de Sergude tem um bonito jardim em forma de círculo e uma fonte com a Senhora de Santa Luzia desenhada em azulejos. Possui, também, uma capela, dois túmulos com animais, escudos aquartelados e inscrições, e uma estátua de Nicolau Coelho, fundador da Casa. Apesar de inabitada, a principal atividade é a agricultura que está dividida nos setores vitícola e frutícola.