Alojamento – local distinto e independente que, pelo modo como foi construído, reconstruído, ampliado ou transformado, se destina à habitação.

Analfabeto – Indivíduo com 10 ou mais anos que não sabe ler nem escrever, isto é, o indivíduo incapaz de ler e compreender uma frase escrita ou de escrever uma frase completa.

Classe oca - Classe etária cujo número de indivíduos é inferior à classe etária anterior e posterior. A redução do número de indivíduos tem vários motivos: guerras, epidemias, fluxos migratórios.

Densidade populacional – Relação entre o número de habitantes de uma determinada área e a superfície desse território. Habitualmente é expressa em número de habitantes por quilómetro quadrado)

Desempregado (em sentido lato) – Individuo com idade mínima de 15 anos que se encontra sem emprego e que se encontra disponível para trabalhar num trabalho remunerado ou não.

Desempregado (em sentido restrito) – Individuo com idade mínima de 15 anos que se encontra sem emprego, que se encontra disponível para trabalhar num trabalho remunerado ou não e que tenha realizado diligências para encontrar um emprego, nos últimos 30 dias.

Dimensão média da família – Quociente entre o número de pessoas residentes em famílias clássicas e o número de famílias clássicas residentes.

Edifício – Construção independente, compreendendo um ou mais alojamentos, divisões ou outros espaços destinados à habitação de pessoas, independentemente da sua afectação principal ser para fins residenciais, agrícolas, comerciais, industriais, culturais u prestação de serviços.

Emigrante - Indivíduo que sai de um país para o outro. No país de entrada é imigrante.

Esperança média de vida - Número de anos que uma pessoa tem probabilidade de viver. Quanto maior for o desenvolvimento do país maiores serão as probabilidades de viver mais anos.

Estrutura etária - Composição da população por idades e por sexo. É representada por uma pirâmide etária.

Família clássica – Conjunto de indivíduos que residem no mesmo alojamento e que têm relações de parentesco (de direito ou de facto) entre si, podendo ocupar a totalidade ou parte do alojamento. Considera-se também família clássica qualquer pessoa independente que ocupa uma parte ou a totalidade de uma unidade de alojamento.

Família institucional – Conjunto de indivíduos residentes num alojamento colectivo que, independentemente, da relação de parentesco entre si, observam uma disciplina comum, são beneficiários dos objectivos de uma instituição e são governados por uma entidade interior ou exterior ao grupo.

Grupos etários - Grupos de idades: grupo dos jovens até aos 14 anos; grupo dos adultos, dos 15 aos 64 anos e o grupo dos idosos com 65 e mais anos.

Imigrante - indivíduo que vem de um país para outro. No país de saída é emigrante.

Índice de envelhecimento - Relação entre o número de idosos e o número de jovens.

Índice de dependência de idosos – Relação entre a população idosa e a população em idade activa, definida habitualmente como o quociente entre o número de pessoas com 65 anos ou mais anos e o número de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos.

Índice de dependência de jovens – Relação entre a população jovem e a população em idade activa, definida habitualmente como o quociente entre o número de pessoas entre os 0 e os 14 anos e o número de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos.

Índice de dependência total – Relação entre a população jovem e idosa e a população em idade activa, definida habitualmente como o quociente entre o número de pessoas entre os 0 e os 14 anos conjuntamente com as pessoas com 65 anos ou mais anos e o número de pessoas com idades compreendidas entre s 15 e os 64 anos.

Local de residência habitual – Local onde o indivíduo reside com a respectiva família ou detém a maior parte dos seus haveres, independentemente de no momento censitário estar presente ou ausente.

Mortalidade - Número de óbitos que ocorrem num determinado período de tempo, normalmente, um ano e numa determinada região.

Natalidade - Número de nascimentos que ocorrem num determinado período de tempo, normalmente, um ano e numa determinada região.

Nível de instrução – Grau de ensino mais elevado atingido pelo indivíduo, completo ou incompleto.

NUTT – Nomenclatura de unidades territoriais de nível 3. O concelho de Felgueiras pertence à NUTT III do Tâmega.

Pirâmide etária - Representação da estrutura etária da população de uma determinada região.

População ativa – Conjunto de indivíduos com idade mínima de 15 anos que constituem mão-de-obra disponível para a produção de bens e serviços que entram no circuito económico. Consideram-se população ativa a população empregada e desempregada, à procura de novo ou do primeiro emprego.

População ativa (conceito considerado em 1940) – Conjunto das pessoas maiores de 10 anos que exerciam uma actividade ou tinham uma condição susceptível de proveito económico imediato.

População empregada – Populaça com 15 ou mais anos de idade que desempenha uma actividade económica. Consideram-se população empregada, a população a exercer uma profissão, a fazer formação profissional e que mantêm uma vínculo com a entidade empregadora e os militares de carreira.

População inativa – Conjunto de indivíduos, qualquer que seja a sua idade que não são considerados economicamente activos, isto é, não estão empregados nem desempregados. Consideram-se população inactiva os indivíduos com menos de 15 anos, estudantes, domésticos e inválidos.

População presente – Indivíduos que no momento censitário, se encontravam numa unidade de alojamento, mesmo que aí não residam.

População residente – Indivíduos que, independentemente de no momento censitário, estarem presentes ou ausentes numa determinada unidade de alojamento, aí habitam a maior parte do ano ou detinham a totalidade ou a maior parte dos seus haveres.

Qualificação académica – Nível de instrução mais elevado que o indivíduo atingiu no momento censitário.

Relação de masculinidade – Quociente entre os efectivos populacionais do sexo masculino e os do sexo feminino (habitualmente expresso por 100 mulheres)

Saldo migratório -Diferença entre as pessoas que entram e saem de um país. Pode ser positivo, negativo ou nulo.

Saldo natural - Diferença entre os valores de natalidade e de mortalidade. Pode ser positivo, negativo ou nulo.

Sector de atividade económica – Cada um dos três grandes agregados da actividade económica: sector primário, sector secundário e sector terciário.

Situação na profissão – Relação de dependência ou independência de um indivíduo activo, no exercício da profissão que poderá ser patrão, trabalhador por conta própria, trabalhador familiar não remunerado (que trabalhou pelo menos 15 horas por conta de um familiar sem remuneração regular previamente fixada), trabalhador por conta de outrem, membro activo de cooperativa (indivíduo activo, sócio de uma cooperativa de produtores de bens e serviços, e que nela exerça a sua profissão).

Taxa de atividade – Taxa que permite definir o peso da população ativa sobre o total da população.

Taxa de analfabetismo – Taxa de define o peso que a população com 10 ou mais anos não sabe ler nem escrever sobre a população com 10 ou mais anos.

Taxa de desemprego – Taxa que permite definir o peso da população desempregada sobre o total da população ativa.

Taxa bruta de crescimento natural - Diferença entre a taxa de natalidade e taxa de mortalidade. Expressa-se em permilagem (‰).

Taxa bruta de natalidade - Nascimentos que ocorrem por cada mil habitantes, num determinado período de tempo, normalmente, um ano e numa determinada região. Expressa-se em permilagem (‰).

Taxa bruta de mortalidade - Óbitos que ocorrem por cada mil habitantes, num determinado período de tempo, normalmente, um ano e numa determinada região. Expressa-se em permilagem (‰).

Terciarização - Supramacia do sector terciário em relação aos outros sectores de actividade económica preconizada pelo aparecimento de novos serviços, pelo desenvolvimento do comércio, turismo e lazer e pela expansão dos serviços financeiros e dos serviços de educação, saúde e apoio social.